Índice
Emanuel Pinheiro, quem diria, passou a ser defendido publicamente pelo atual prefeito Abilio Brunini. O próprio Abilio talvez não tenha percebido a enorme defesa que fez do ex-prefeito de Cuiabá ao confessar sua incompetência e querer transferir para o Estado, todos os serviços que são de responsabilidade da prefeitura. Vamos às declarações de Abilio:
– Abilio afirmou que investe R$ 30 milhões por mês nos hospitais municipais, enquanto o Estado repassa apenas dois milhões de reais por mês.
– Abilio defendeu a transferência do HMC – Hospital Municipal de Cuiabá, do São Benedito e das UPAS para a administração estadual.
– Abilio disse que a prefeitura cuidaria apenas dos “postinhos de saúde”, ou seja das UBS (Unidades Básicas de Saúde).
– Abilio sustenta que 50 por cento dos atendimentos realizados nas unidades municipais são de pacientes do interior e, portanto, a responsabilidade deveria ser do Estado.
Comentário meu: Esse era o discurso de Emanuel Pinheiro, quando dizia que enfrentava sozinho a crise da saúde em Cuiabá. Na época, Abilio como candidato saiu em socorro de Mauro Mendes e disse que era fácil resolver os problemas, bastando para isso estancar a corrupção. Com sete meses, Abilio conseguiu piorar a gestão da saúde e seu desespero para transferir as suas responsabilidades para o governo do Estado demonstra sua total incompetência para o cargo de prefeito, inclusive para escolher os seus auxiliares.
É inédito um prefeito de Cuiabá querer transferir para o Estado o Pronto Socorro da cidade, pois o atendimento de emergência funciona exatamente no HMC, que Abilio quer transferir.
O governador Mauro Mendes depois de sete anos de gestão não fez funcionar a saúde no interior e como presentão para Cuiabá aumentou a dívida da Santa Casa e planeja seu fechamento como mais um desserviço à saúde da capital e do Estado.
O mandato de Abilio é legítimo, pois foi eleito. Agora fica a convicção de que Cuiabá elegeu um trapalhão, que é bom lembrar foi apadrinhado por Mauro Mendes. Essa gente toda tem que prestar contas.
Voltarei ao assunto.